Ads 468x60px

...

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Versão do Ubuntu para smartphones.(Alex Lins)

Representantes da Canonical ainda não tem uma data específica para a chegada do novo sistema operacional...
 Uma versão do sistema operacional Ubuntu voltada para smartphones está perto de ser lançada. Oficiais da Canonical indicam que o sistema poderá estar disponível no final deste ano, ou no ano que vem.
Segundo John Barnard, Gerente Geral de Marketing da Canonical, a empresa fará mais anúncios sobre o Ubuntu para smartphones ainda neste ano. A empresa continua o desenvolvimento do sistema, disse ele, que não informou se tais anúncios incluirão uma data de lançamento.
Mas quando perguntado sobre a possibilidade de lançamento no final deste ano ou ano que vem Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, disse “provavelmente”, mas sem indicar uma data específica. Barnard replicou a afirmação de Shuttleworth, dizendo que um lançamento no próximo ano é uma possibilidade.
Barnard afirmou que o sistema para smartphones não estará disponível para download pelos usuários, mas será oferecido aos fabricantes de hardware para que o instalem em seus aparelhos. Ele não forneceu mais detalhes sobre o sistema, dizendo apenas que as pessoas terão de esperar pelos anúncios futuros.
A Canonical anunciou a intenção de desenvolver uma versão do Ubuntu para smartphones e tablets no ano passado. Já houve uma versão anterior do Ubuntu para smartphones, mas o projeto foi abandonado em favor das versões para desktops e servidores.
Durante a Computex (feira de tecnologia que acontece em Taipei, Taiwan) a Canonical demonstrou uma versão de seu sistema integrado ao Android e rodando em um smartphone. Primariamente o aparelho roda Android, mas uma versão completa do Ubuntu é carregada assim que o aparelho é acoplado a uma dock ligada a um monitor. É uma idéia similar à da Lapdock de aparelhos como o Atrix e RAZR, ambos da Motorola.
A versão do Ubuntu estava rodando o mesmo kernel do Android, disse Barnard. Quando conectado à dock o aparelho mostra um ambiente desktop completo como em um PC, com a mesma interface Unity e acesso ao Ubuntu Software Center para download de aplicativos.
Também há interação entre os lados “smartphone” e “desktop” do aparelho, já que as listas de contatos e bibliotecas de imagens e músicas são integradas, e é possível receber e enviar mensagens SMS mesmo no “modo desktop”. 
Segundo representantes da Canonical, o sistema irá tirar proveito dos processadores ARM com múltiplos núcleos e avançadas GPUs que estão sendo inclusos nos smartphones atuais. Segundo Barnard, há muito interesse por parte dos fabricantes em instalar o sistema em seus aparelhos.
PC World.
Agam Shah, IDG News Service

0 Deixe seu comentário.:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar um forte abraço!