Ads 468x60px

...

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dell quer criar ultrabook para desenvolvedores com Ubuntu


Há alguns anos, a Dell trabalha com a Canonical para vender computadores com Ubuntu. O sistema operacional alternativo geralmente está presente nos notebooks e desktops mais básicos da marca, muitas vezes com o Intel Celeron ou o processador de entrada Core i3. Agora, a fabricante norte-americana quer criar um ultrabook baseado na poderosa linha XPS, com um sistema personalizado para desenvolvedores.
O Projeto Sputnik deve durar seis meses e será baseado no Ubuntu 12.04 e no notebook Dell XPS 13. Barton George, diretor de marketing da Dell, afirma que a distribuição será modificada para se tornar totalmente compatível com o hardware. Problemas com ajustes de brilho do monitor e tecla rápida de conexão sem fio foram resolvidos. Além disso, vários utilitários e ferramentas de desenvolvimento serão pré-instalados, como o editor Vim, o navegador Chromium e o sistema de controle de versão Git.

A Dell está trabalhando com três programadores e inicialmente concentrará esforços no desenvolvimento para Android, Ruby e JavaScript, mas outras linguagens e plataformas estão por vir. Os kits de desenvolvimento não são pré-instalados na máquina; cada desenvolvedor deverá baixar o seu, evitando que o sistema fique lotado de aplicativos que nunca serão utilizados.
Vale lembrar que o Projeto Sputnik ainda está começando a ser desenvolvido, e a empresa ainda não afirmou nada sobre o produto ser vendido oficialmente. Mas nenhum outro fabricante já investiu num projeto desse tipo e, se as coisas derem certo, é provável que ele chegue às lojas no futuro.
Aos mais interessados, a Dell e a Canonical disponibilizaram para download uma imagem de instalação do sistema que estará presente no Sputnik.

0 Deixe seu comentário.:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar um forte abraço!